quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pré-amostra do projeto de intervenção no espaço do Ribeirão Arrudas

Sobre o Novo Arrudas

O Arrudas como símbolo presente cotidianamente na vida do cidadão belo-horizontino merece, sem dúvidas, uma atenção especial, tanto para resolução de seus problemas, quanto para promoção de sua valorização e interação com a sociedade.
A intervenção a ser realizada possui o objetivo de destacar, além do lazer que o rio e a área em torno pode proporcionar, a parte funcional, o escoamento hídrico e residual, que é a sua principal função dentro da cidade.




A intervenção consiste nas seguintes mudanças: em princípio, o Arrudas como vemos será isolado em toda a sua extensão e por cima deste será construído um “caminho artificial” por onde passará um “novo Arrudas”, mais tratado e limpo que valorizará a estética da obra. O pequeno espaço já reservado para a prática de atividades físicas como caminhada, cooper e ciclismos será modificado e prolongado por toda a extensão do rio, graças a uma passarela construída sobre as margens deste e acima do nível da rua, proporcionando assim uma interação harmoniosa entre cidadão e o Arrudas, promovendo a contemplação ao longo do percurso. Os lados dessa passarela serão interligados equidistantemente por praças/pontes que terão tanto o objetivo de transposição quanto de observação do rio, ou mesmo como área de descanso.


A construção dessa passarela irá proporcionar um ganho de espaço considerável na pista já fechada para o trânsito de veículos localizada na Av. dos Andradas, nas proximidades dos bairros Sta.Tereza e Sta.Efigênia, o que contribui para a construção de uma grande área de lazer e interação social por toda esta extensão.

Esta área será constituída de a acordo com as necessidades sociais, composta por grandes praças com quadras poliesportivas, playground, bancos e, principalmente, banheiros públicos que é a grande carência para os que transitam por Belo Horizonte. Além disto, serão construídos espaços multiusos para uma ocupação flexível de acordo com as vontades da população, como a realização de shows, feiras, teatros e etc. Áreas verdes estarão dispostas ao longo deste espaço entre essas grandes praças, formando um grande parque natural aberto ocupando o papel de mata ciliar do ribeirão. Nas passarelas de caminhada serão construídos platôs reservados à exposição obras artísticas diversas.



O objetivo desta intervenção de revitalização é de promover a valorização e possibilitar uma melhor forma de apropriação usual do espaço que a cidade proporciona, tornando lugares isotópicos, neutros ou mesmo não-lugares em espaços heterotópicos, buscando nas utopias inspiração para realizar a melhor interação entre pessoas e lugares.