quarta-feira, 12 de março de 2008

Comentário sobre o artigo "O Ensino de Desenho nas Escolas de Arquitetura e a Influência da Informática", de Alexandre Monteiro de Menezes (In Caderno de Arquitetura e Urbanismo V.8 – Nº 9 – Dez/2001 – Puc Minas ).

No artigo do professor Alexandre, fica claro o tema central da argumentação pois, mais do que simplesmente apresentar as atuais formas de trabalho informatizado na arquitetura e suas consequências práticas na elaboração do projeto arquitetônico, o texto constrói uma crítica à forma com que a informatização dos métodos vem sendo introduzida dentro da pedagogia do ensino da arquitetura.
Neste texto Alexandre demonstra, com referências que estruturam e credibilizão suas idéias, que a realidade de ensino da aplicação dos softwares na arquitetura é questionável e insatisfatória, pois tem seguido um caminho altamente descritivo e limitado, traçando assim uma visão oposta à essência do trabalho do arquiteto, que é o da criação, experimentação e intervenção dentro do espaço físico e abstrato. Eis aí a questão principal, e juntamente com ela a necessiade de uma mudança, mas que seja , no entanto, primeiramente ideológica, e posteriormente estrutural, pois, após transformarmos nossas idéias, poderemos transformar todo o resto.
Por fim, fica concluso pelo autor que os softwares, hardwares, e todas as ferramentas que a novas tecnologias nos oferecem devem ser usados de forma a não constituirem apenas mais um instrumento de representação, mas também de reflexão arquitetônica, e isto deve ser a principal preocupação para as escolas de arquitetura.

Um comentário:

disse...

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45567724

comunidade APENAS dos calouros (disfarçada pra fugir dos veteranos e tratar de alguns assuntos só nossos hehehe)

beijo