No site http://archigram.westminster.ac.uk/ estão apresentados vários trabalhos do grupo de arquitetos Arquigram, que atuou entre 1961 e 1974, e ainda hoje é fonte de inspiração crítica para muitos arquitetos da geração atual.
Dentre estes trabalhos, encotra-se o projeto realizado para o Harlow Houses Competition, onde o Harlow Development Corporation convidou arquitetos para apresentar projetos de casas e apartamentos a serem construídos num local do bairro de Passmores, em Harlow, distrito do condado de Essex, Inglaterra.
O site não possui muitos textos explicativos sobre o projeto e os conceitos aplicados na sua criação, contando com apenas cinco imagens do projeto. Contudo, ainda assim é possível observar na planta a dinâmica estrutural adotada pelos arquitetos da Arquigram em sua proposta. Diferente do que pode-se esperar de um projeto para um condomínio residêncial de casas, a organização não foi planejada segundo uma grade alinhada em ângulos retos, com formatos repetitivos de residências e demais espaços funcionais, como comumente observa-se nas tendências das grandes construtoras, onde objetivam o aproveitamento pragmático do espaço e aumento dos lucros. Eles moldaram um alinhamento orgânico das residências, que diferenciavam entre si, mas mantendo um elo harmonioso de estilo. As linhas de enquadramento dos lotes são sinuosas, chegando a assemelhar-se com um aglomerado de casas de um bairro sem plejamento prévio, distânciando-se da imagem dura dos complexos urbanos metropolitanos ou industriais.
Apesar da ótima idéia, o projeto não foi selecionado para premiação do concurso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário