quarta-feira, 26 de maio de 2010

USO ALTERNATIVO DAS RUAS

Falar em uso alternativo das ruas tem significado, atualmente, falar de usos diversos ao de transporte. Visto deste prisma, entende-se o transporte como uma atividade principal e primária nos espaços entendidos como ruas. Contudo, o transporte não foi necessáriamente desenvolvido anteriormente à outras atividades humanas, mas sim em conjunto com elas, possibilitando-as, em uma dinâmica funcional onde os diversos usos das ruas compartilham suas importâncias.
A característica da rua de ser um espaço de livre acesso, conector entre os espaços privados, faz com que a liberdade de apropriação alcance limites muito mais abraangentes, quase inexistentes. Bem por isso que já há muito tempo que inúmeras outras práticas além do transporte de pessoas e objetos utilizam-se do território das ruas. No entanto, com o passar dos anos e com o aumento da urbanização das cidades, que traz consigo um planejamento delimitante dos espaços das cidades, as ruas passaram a ter seu uso restringido por determinantes materiais e legislativas, principalmente nos grandes centros urbanos. Nestes, as ruas desempenham fundamentalmente um papel de transporte rápido, devido ao cotidiano local, enquanto os usos diversificados permanessem mais presentes nos bairros periféricos, onde o tráfico pouco intenso e os hábitos populares locais propiciam estas ações.
Apesar de tudo, pode-se observar que, mesmo nas grandes avenidas movimentadas das metrópoles, sobrevive o impluso popular de apropriação das ruas, seja por vendedores ambulantes, lavadores de carros, publicitários, artistas, etc, de formas mais ou menos inusitadas. Um exemplo disto em Belo Horizonte é o "Quarteirão do Soul". Neste local, localizado na rua dos Goitacazes, na região central da cidade, pessoas reunem-se aos sábados para montarem uma pista improvisada de dança na própria rua, embaladas ao ritmo da Black music. E este evento singular, que reúne todo tipo de gente, começou quando um lavador de carros começou a ligar o som do rádio e dançar naquele local. Mais informações podem ser vistas em http://smackup.wordpress.com/2009/05/23/soul-mais-soul/ .


Nenhum comentário: